Show More

Dúvidas Frequentes

Dúvidas sobre o sistema de aquecimento solar e seu funcionamento? Ou seria sobre o sistema fotovoltaico? Consulte nosso formulário abaixo e deixe a Solarium lhe ajudar a sanar essas questões.

A água permanece aquecida durante a noite ou quando não houver insolação?


Sim, a água aquecida durante o dia, através dos coletores solares, é armazenada em um reservatório térmico, que minimiza a perda de calor da água, conservando por um bom tempo a temperatura da água. O reservatório térmico possui a capacidade de conservar a água aquecida, porém, com o passar do tempo, verificar-se-á uma certa redução na temperatura da água, haja vista que, durante a utilização, a quantidade de água quente que deixa o reservatório térmico para ser utilizada no banho, é substituída por uma igual quantidade de água fria; essa água fria, ao entrar no reservatório térmico, é a maior responsável por diminuir à temperatura da água em seu interior, por conta da perda de temperatura por convecção térmica.




A pressão na minha caixa d'água é maior que a pressão no reservatório térmico?


Não. Devido à maneira como é instalado, o reservatório térmico irá apresentar a mesma pressão da caixa d'água, devido ao respiro instalado. Desta forma, não importanto o desnível entre os dois reservatórios, ambos irão apresentar a mesma pressão estática.




Como a energia solar pode ser utilizada para aquecer água?


Através da utilização de um coletor solar, responsável por captar a radiação solar e aquecer a água em seu interior, por meio da condução térmica.




Como fica a produção de água quente quando não tem sol?


Quando o dia está nublado, o coletor solar apresenta menor eficiência no aquecimento de água, mas ainda consegue ter um rendimento considerável; a menor fonte de energia solar térmica ("mormaço") já é suficiente para que o sistema de aquecimento solar inicie seu funcionamento. Em períodos encobertos prolongados, caso a temperatura da água do reservatório térmico caia muito, pode-se utilizar um sistema de aquecimento auxiliar (elétrico, gás e etc.) que será acionado de forma a fornecer energia suficiente para o aquecimento da água armazenada no reservatório.




Como funciona um sistema de aquecimento solar?


A princípio, um sistema de aquecimento solar é composto por um conjunto de coletores solares, um reservatório térmico, e, em alguns casos, um sistema auxiliar de aquecimento (elétrico e/ou gás, por exemplo). A radiação solar é absorvida pelo coletor solar, onde, por meio da condução térmica, é transferida para a água em seu interior; a água é então aquecida, transportada por diferença de densidade (circulação natural) ou por bombeamento (circulação forçada), e armazenada, no reservatório térmico para ser utilizada posteriormente.




É preciso quebrar paredes para instalação de um sistema solar?


Dificilmente, pois existem várias técnicas para a instalação de um aquecedor solar que evitam quebradeiras e permitem que você aproveite toda economia e conforto, sem grandes transtornos. Uma alternativa é a utilização de um misturador externo no chuveiro, sendo necessário a execução de apenas um furo na laje para seu funcionamento.




Minha rede hidráulica precisa estar preparada com tubulação para água quente?


Na maioria dos casos não, porém é necessária a visita de um profissional devidamente habilitado e qualificado para avaliar corretamente a sua situação. Para isso, a Solarium possui um Departamento de Engenharia totalmente à disposição de seus clientes para solucionar suas dúvias/problemas.




Moro em um edifício. É possível instalar um Aquecedor Solar de água somente para meu apartamento?


A possibilidade existe exclusivamente se seu apartamento for de cobertura, caso contrário a solução pode ficar demasiadamente onerosa. O ideal é planejar a implantação do sistema de aquecimento solar do edifício durante a etapa de projeto, de forma a atender a demanda de todos os apartamentos.




O que é energia solar?


Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia proveniente do sol, e a posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água, ou para a geração de energia eléctrica, por exemplo.




O que fazer se chover por um longo período?


Existem 2 alternativas principais: você pode voltar a usar, somente nestes dias, o chuveiro elétrico (sistema híbrido), ou, utilizar um sistema de aquecimento auxiliar (elétrico e/ou gás, por exemplo), que aquecerá normalmente a água do reservatório térmico nos longos períodos chuvosos, sem a necessidade da instalação de um chuveiro elétrico.




Onde o aquecedor solar pode ser utilizado?


O aquecedor solar tem um considerável potencial de utilização. É empregado para aquecer a água do banho, da cozinha, da piscina, da lavanderia e etc. Por esta razão é uma excelente alternativa tanto para pequenos consumidores (residências), quanto para grandes consumidores (edifícios, hospitais, hotéis, indústrias, clínicas, clubes, academias, vestiários, alojamentos, dentre outros).




Por que optar por energia solar em vez da elétrica para aquecimento de água?


A redução no valor da conta de energia elétrica e o aumento do conforto, sem dúvida, são os motivos que mais atraem o consumidor; porém, outras razões dizem respeito a todos nós, como a preservação do meio ambiente (a energia solar não polui o mesmo) e a escassez de recursos financeiros frente à crescente demanda de energia elétrica. Além disso, o Brasil é o país com um dos maiores índices de incidência solar do mundo, e, portanto, com um excelente potencial de utilização desse tipo de energia.




Posso utilizar o equipamento para gerar energia elétrica?


É possível utilizar a energia solar para gerar energia elétrica sim, porém, com a utilização de uma tecnologia diferente. O sistema de aquecimento de água serve, apenas, para o aquecimento direto de água, e não é capaz de gerar energia elétrica de maneira direta; para a geração direta de energia elétrica, por meio da energia solar, é necessário a utilização de sistemas fotovoltaicos. A única coincidência é que ambas utilizam o Sol como fonte de energia, porém, utilizam tecnologias totalmente diferentes. A Solarium, apesar de ser especializada no desenvolvimento e fabricação de aquecedores solares de água, também comercializa e executa a instalação de sistemas fotovoltaicos.




Quais os elementos que compõem um coletor solar?


Os coletores solares podem ser fabricados em diversos modelos e materiais. Basicamente, um coletor solar plano possui duas calhas e diversos tubos de elevação. A Solarium produz apenas coletores solares planos (abertos e fechados), ambos utilizando polipropileno como matéria prima, eliminando a necessidade de utilização de aletas e pintura em seu processo produtivo. Os coletores fechados, apresentam, ainda, uma caixa externa, isolante térmico e chapas de vidro, gerando um efeito estufa no interior do coletor.




Qual a economia obtida quando se utiliza a energia solar?


Para o caso de sistemas solars térmicos, é possível economizar, em média, 70% da energia gasta com aquecimento de água (este percentual equivale, em média, a uma redução de até 50 % do consumo total de energia elétrica da edificação); além da economia de energia elétrica, há um considerável aumento no conforto do usuário, pois o aquecimento solar permite um maior controle sobre a temperatura do banho, por exemplo. Para o caso de sistemas fotovoltaicos, é possível economizar mais de 95% do seu consumo de energia elétrica, uma vez que ainda é necessário o pagamento de uma taxa mínima à concessionária local.




Que cuidados são necessários para manter o bom funcionamento do coletor solar?


No caso dos coletores fechados (independente do fabricante), é necessário verificar, periodicamente, o sistema de vedação e manter os vidros sempre limpos, de modo a não prejudicar seu rendimento. No caso dos coletores abertos Solarium, não é necessário nenhum tipo de manutenção no equipamento para manter o bom funcionamento do mesmo, pois, a própria água proveniente da chuva fica responsável pela limpeza do equipamento.




Quem pode fazer a instalação?


Deve-se contratar um técnico com conhecimento e habilidade em instalações hidráulicas (de água fria e quente), e/ou elétricas. A Solarium recomenda que toda instalação seja executada sob a supervisão de um profissional devidamente qualificado e registrado no Sistema CONFEA/CREA, garantindo qualidade e segurança durante a execução da instalação. Vale ressaltar que, caso a instalação não seja executada corretamente, o desempenho global do sistema de aquecimento solar ficará comprometido, gerando insatisfação por parte do cliente, e, muitas vezes, impossibilitando a correção do problema.





Você também pode assistir aos vídeos de nosso canal no YouTube aqui, assim, poderemos lhe ajudar de diversas maneiras. Aproveite e se inscreva em nosso canal.

Ainda com dúvias? Você pode entrar em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Ainda com dúvias? Você pode entrar em contato conosco, ou deixar sua dúvida aqui em baixo, teremos o maior prazer em lhe ajudar.