Solarium Aquecedor | Sistema fotovoltaico

Sistema fotovoltaico

Outra maneira de utilizarmos a energia do Sol, é transformando-a em energia elétrica. Desta forma, podemos projetar sistemas fotovoltaicos capazes de atender a demanda de residências, chácaras, fazendas, comércios e até indústrias.

O que é um sistema fotovoltaico?

O sistema fotovoltaico é composto, basicamente, por módulos (ou painéis) fotovoltaicos e inversores. Os módulos fotovoltaicos têm a finalidade de converter a luz emitida pelo Sol em corrente elétrica (corrente contínua), enquanto os inversores têm a finalidade de converter a corrente elétrica gerada pelos módulos, para os padrões nacionais estabelecidos pela ANEEL (corrente alternada).

A Solarium trabalha apenas com a instalação de sistemas denominados On-Grid, ou seja, necessita de uma ligação com a rede elétrica da concessionária local, dispensando o uso de baterias.

Nesse sistema, ao longo do dia, a luz do Sol irá incidir sobre os módulos fotovoltaicos, que irão produzir corrente elétrica (corrente contínua). Essa corrente é então transportada até o inversor, que a converte para os padrões nacionais (corrente alternada). De posse dessa corrente elétrica, ela é então encaminhada para o Quadro de Distribuição da edificação.

Caso a edificação esteja consumindo energia elétrica, essa energia produzida pelo sistema fotovoltaico, é imediatamente consumida pela edificação, e, caso necessário, ela pode ser complementada pela concessionária local. Caso a edificação não esteja consumindo energia elétrica (ou consumindo uma quantidade inferior à produzida), o excedente é enviado para a concessionária local, ficando contabilizado na forma de Crédito.

Durante a noite, como não há incidência de luz solar, a edificação é inteiramente abastecida pela concessionária local, abatendo-se os Créditos gerados ao longo do dia. Dessa forma, para um sistema corretamente dimensionado, ao final do mês, o cliente irá pagar somente a tarifa de disponibilidade em sua conta de energia elétrica.

Sistema fotovoltaico

Clique na imagem para ampliá-la.

Sistema fotovoltaico Solarium

Apesar de não fabricar os equipamentos empregados no sistema fotovoltaico, a Solarium possui uma parceria com a Ecori, de modo a garantir que nossos sistemas fotovoltaicos utilizem os equipamentos mais modernos, e de melhor qualidade, existentes no mercado mundial.

Para todos os sistemas fotovoltaicos, os módulos empregados são basicamente os mesmos, diferenciando-se, apenas, em sua potência nominal. Entretanto, o mesmo não ocorre com os inversores, que variam tanto na tecnologia de funcionamento, quanto em sua eficiência e vida-útil.

Inversor string (tradicional):

- Garantia de 4 a 7 anos (maioria das marcas);

- Menor produção de energia elétrica;

- Corrente contínua de alta tensão;

- Obrigatório uso de stringbox;

- Maior complexidade na instalação;

- O sistema não pode ser ampliado futuramente;

- Menor flexibilidade arquitetônica para instalação;

- Dimensões, peso e níveis de ruídos mais elevados;

- Necessidade de instalação dentro da residência;

- Garantia de 10 a 25 anos;

- Maior produção de energia, em até 15% a 25%;

- Corrente contínua de baixa tensão ou em alta

  tensão segura;

- Possibilita a eliminação das stringbox;

- Instalação facilitada;

- Permite a ampliação futura do sistema;

- Maior flexibilidade arquitetônica para instalação;

- Dimensões, peso e níveis de ruídos reduzidos;

- Instalação externa, próxima ao módulo fotovoltaico;

* Características variam de acordo com o sistema adotado.

Qualidade e Inovação, são as marcas da Solarium desde a sua fundação. Por alinhar nossas marcas com a Segurança dos usuários, os inversores que utilizam a tecnologia MLPE - inversores string com otimizador de potência (SolarEdge) e microinversores (APsystems) - foram os escolhidos por nossa equipe de engenharia, para comporem todos os sistemas fotovoltaicos projetados por nossa empresa.

Clique aqui e faça uma simulação do seu sistema.

Veja exemplos de monitoramento de usinas reais, instaladas pela Solarium

Show More

Clique na imagem para ampliá-la.